Programação do evento

Programação Científica - XXVIII SEMIC - Temas Cidades Inteligentes

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro, os links para acesso e participação em cada atividade estarão disponíveis nesta página.

Dia 1 - [20/10]
 Abertura 8h30/10h00 Abertura oficial do evento Palestra de Abertura: Senseable City: pensando o futuro das cidades
Paletrante: Prof. Dr. Fábio Duarte (MIT/PUCPR)
Moderador : Prof. André Turbay (PUCPR)


Sala 1 Sala 2 Sala 3 Sala 4 Sala 5
10h30/12h30 Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências Humanas (PIBIC)


Apresentação oral de pesquisas do Programa PIBITI


Sessão Internacional - apresentação oral em inglês


5ª Feira de Ciências Jr
(Categoria Ensino Médio e Técnico 1º ano)


Oficina - Introdução à Estatística no Excel - inscrições prévias (20 vagas)
14h00/16h00 Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências Exatas (PIBIC)


Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências Sociais Aplicadas (PIBIC)


Apresentação oral de pesquisas dos Programas PIBIC Master e Mobilidade Internacional


5ª Feira de Ciências Jr
(Categoria Ensino Médio e Técnico Livre)


16h30/18h30 Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências da Saúde (PIBIC)


Apresentação oral de pesquisas do Programa PIBIC Jr


Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências Agrárias (PIBIC)


Palestra - O Mapa Social: pesquisa e inovação para acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Profa. Dra. Jucimeri Isolda Silveira (PUCPR)


DEMO DAY PIBEP


             
Dia 2 - [21/10] Sala 1 Sala 2 Sala 3 Sala 4 Sala 5
8h00/10h00 Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências Humanas (PIBIC)


Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências Sociais Aplicadas (PIBIC)


Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências da Saúde (PIBIC)


Oficina de Audiovisual e Processos Criativos - Prof. Dr. Gláucio Henrique Matsushita Moro - inscrições prévias (30 vagas) *Início 08h30 Palestra - Futuro VS Engenharia: "Guerra" Infinita em prol da eficiência - Prof. Jânio Denis Gabriel (PUCPR) *Início 08h30
10h30/12h30 Apresentação oral de pesquisas da área de Ciências Exatas (PIBIC)


Sessão de Apresentação de pesquisas dos Programas PIBIC Master e Mobilidade Internacional


Sessão Internacional - apresentação oral em inglês


5ª Feira de Ciências Jr
(Potencial Empreendedor)


Mesa Redonda - Redes inteligentes na Copel – Desafios e oportunidades


14h00/16h00 Apresentação oral de pesquisas da Área de Ciências Agrárias (PIBIC)


Apresentação oral de pesquisas do Programa PIBIC Jr


Apresentação oral de pesquisas do Programa PIBITI


5ª Feira de Ciências Jr
(Categoria Ensino Fundamental II + Votação)


Painel - A inovação nas cidades inteligentes na visão dos agentes da tríplice governo-academia-empresas


16h30/18h30 Mesa-Redonda - Cidade Digital, Cidade Inteligente e Cidade Digital Estratégica.


Painel - Movimentos sociais urbanos


             
Dia 3 - [22/10] Sala 1 Sala 2 Sala 3 Sala 4 Sala 5
8h30/10h00 Palestra - Veículos Elétricos e os Desafios para a Engenharia - Prof. Jânio Denis Gabriel (PUCPR)


Oficina - Técnicas de fichamento e sumarização - Profa. Fabiana Rodrigues - inscrições prévias (20 vagas) Mesa-redonda: HIPUC One Challenge 2020


1ª Mostra de Projetos do Programa DAI – CNPq/PUCPR - Prof. Dr. Rodrigo Nunes Rached


Painel - Inovação, Tecnologia, Inteligência Artificial e Cidades Inteligentes – seus impactos e desafios para a Lei


10h30/12h00 Mesa-redonda: Conversa com o Reitor e seus convidados sobre Pesquisa e Prêmio Nobel  - Prof. Dr. Waldemiro Gremski (Reitor da PUCPR)


1ª Mostra de Projetos do Programa DAI – CNPq/PUCPR - Prof. Dr. Rodrigo Nunes Rached


15h00

Palestra de encerramento: COVID 19: o impacto de uma pandemia na vida de cada um e de todos. O que aprendemos nestes 8 meses? 

 Divulgação dos premiados do XXVIII SEMIC e da 5ª Feira de Ciências Jr.

YOUTUBE

 

Data: 20/10 das 8h30 às 10h00 (palestra)

Palestra Abertura:

TítuloSenseable City: pensando o futuro das cidades.

Resumo: À medida que redes digitais se infiltram no espaço urbano, novas abordagens para o estudo das cidades estão surgindo. Como entendemos as cidades que estão sendo radicalmente transformadas - assim como as ferramentas que usamos para projetá-las. Combinando design e ciência, o Senseable City Lab desenvolve e implanta ferramentas para aprender sobre as cidades - para que as cidades possam aprender sobre nós.

Palestrante: Prof. Dr. Fábio Duarte é professor no PPGTU-PUCPR, e Principal Research Scientist no Massachusetts Institute of Technology, onde dirige pesquisas no Senseable City Lab.

 

Data: 20/10 - das 10h30 às 12h30 (oficina)

Título: Introdução à Estatística no Excel.

Resumo: O curso abordará os conceitos básicos de medidas de tendência e medidas de dispersão, resumo de dados, uso e criação de gráficos e ferramentas estatísticas no Microsof Excel.

Palestrante: Rodrigo Busato é graduado em Licenciatura em Matemática e Engenharia de Computação e atualmente é professor do Programa HNB-Matemática da PUCPR.

Número de vagas: 20 - inscrições prévias.

Inscrições: Encerradas!

 

Data: 20/10 - das 16h30 às 18h30 (palestra)

Título:O Mapa Social: pesquisa e inovação para acelerar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Resumo: Será abordado o desenvolvimento e a aplicação do Mapa Social, uma metodologia e ferramenta inovadora que possibilita avaliar o grau de desenvolvimento de um território, a cobertura de políticas públicas e projetos sociais, bem como definir indicadores que orientem a territorialização de ações, para a formação de um ecossistema social, considerando objetivos globais. O Mapa Desenvolvido pelo Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR fomenta parcerias urbanas estratégicas, por cidades mais humanas.

Palestrante: Jucimeri Isolda Silveira - Doutora em Serviço Social (PUCSP), mestra em Sociologia (UFPR), coordena a Área Estratégica e o Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR. É professora do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e do Curso de Serviço Social da PUCPR, e professora colaboradora do Doutorado em Humanidades da Universidade Católica de Moçambique.

 

Data: 21/10 das 8h30 às 10h00 (palestra)

Título: Futuro VS Engenharia: "Guerra" Infinita em prol da eficiência

Resumo: O futuro é cliente mais exigente dos engenheiros, esse cliente nunca está satisfeito! Se antes os projetos eram feitos no papel, a engenharia ajudou a transformar todo processo em digital. Mas o futuro quer mais, o futuro quer verificar em 3D se o duto do projetista do ar condicionado não vai acertar uma viga do projetista estrutural. O futuro quer que a automação de um prédio aprenda os hábitos e controle o uso dos recursos para ser mais eficiente no uso de água e energia, sem perder o conforto. O futuro exige conectividade e velocidade, gerar sua própria energia limpa para ir mais rápido de modo eficiente com veículos elétricos. Aonde o futuro quiser ir, haverá engenheiros para construir o caminho, construir uma cidade inteligente. Nessa palestra vamos conhecer um pouco das oportunidades que o futuro abrirá para os engenheiros do amanhã.

Palestrante: Prof. Jânio Denis Gabriel- Mestre e Engenheiro Eletricista, professor do curso de Eng Elétrica da PUCPR , empresário nos setores de energia solar, mobilidade elétrica, supercapacitores e sistemas de armazenamento em baterias de lítio.

 

Data: 21/10 das 8h30 às 10h00 (oficina)

Título - Oficina de Audiovisual e Processos Criativos

Resumo -  O vídeo tem sido uma ferramenta indispensável para apresentações no momento em que vivemos. Essa oficina ensinará de maneira simplificada a elaborar estratégias e teorias no uso da linguagem audiovisual com ou sem equipamentos específicos. Um celular já pode ser uma poderosa ferramenta quando bem utilizado.
Ministrante:  Prof. Dr. Gláucio Henrique Matsushita Moro - Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016), trabalha com vídeo, cinema e TV. Atualmente é professor da PUCPR.

Número de vagas: 30 – inscrições prévias.

Inscrições:  Encerradas!

 

Data: 21/10 - das 10h30 às 12h30 (mesa-redonda)

TítuloRedes inteligentes na Copel – Desafios e oportunidades

Resumo:Os projetos de redes inteligentes, Smart Grids, têm se tornado uma realidade no Brasil e a Copel tem avançado com seus projetos neste segmento. Assim, a palestra mostrará o que a Copel tem feito para aplicar a tecnologia, quais os desafios existem e quais as oportunidades estão presentes neste novo cenário de revolução tecnológica.

Participantes:

Tiago Santana: é engenheiro eletricista especializado em manutenção centrada em confiabilidade e MBA em gestão de pessoas. Trabalha na Copel e desde 2016 desenvolve projetos de redes inteligentes na superintendência de Smart Grids e projetos especiais. 

Janio Denis Gabriel: Mestre e Engenheiro Eletricista com especialidade em Eletrônica de Potência. Professor do curso de Eng Elétrica da PUCPR e empresário nos setores de energia solar, mobilidade elétrica, supercapacitores e sistemas de armazenamento em baterias de lítio

Moderador: Valter Klein Júnior – Mestre e Eng. Eletricista,  professor na PUCPR, coordenador da equipe PUCPR de robótica móvel e pesquisador no Centro de P&I Sistemas elétricos inteligentes. 

 

Data: 21/10 das 14h00 às 16h00 (painel)

Título: A inovação nas cidades inteligentes na visão dos agentes da tríplice governo-academia-empresas

Resumo: As Cidades Inteligentes, Humanas e Resilientes são construídas pela cooperação entre seus cidadãos. A inovação, representada por novos produtos e serviços que sejam inclusivos e atendam às necessidades de seus moradores, depende, certamente, da cooperação dos agentes que conjuntamente fazer girar a tríplice hélice formada pelo governo, empresas e academia. O painel em questão traz um agente de cada uma dessas hélices para um debate sobre os respectivos papéis de cada uma delas, e sobre os meios para que essa cooperação seja uma geradora efetiva de frutos para as suas Cidades.

Painelistas:

Cris Alessi: Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora e Consultora em Marketing Digital.

Denny Mews: CEO e Founder da CargOn, Gestor de Logística e de Tecnologia, Empreendedor Serial.

Marcelo Finger: Head de Inovação da HOTMILK Ecossistema de Inovação da PUCPR, Gestor de Tecnologia.

Eduardo Agustinho: Diretor do Instituto iPUCPR Cidades Inteligentes, Professor Titular de  Direito Empresarial da PUCPR, Advogado.

 

Data: 21/10 - das 16h30 às 18h30 (painel)

Painel de movimentos sociais urbanos:

Título: As favelas contam histórias através de dados.

Resumo: A  apresentação parte da experiência do data_labe (datalabe.org), um laboratório de dados e jornalismo no Complexo da Maré - RJ. No centro das discussões está a centralidade das favelas e periferias na construção do imaginário sobre nossas cidades e sociedades. A quem pertencem os dados? A favor de quem eles estão mais ou menos disponíveis? Como a ciência de dados pode contribuir para a autonomia e o protagonismo de comunidades minorizadas?

Painelista:

Gilberto Vieira: é diretor e co-fundador do Data_labe. É gestor e produtor de ações e organizações coletivas desde 2006. É mestre em Cultura e Territorialidades (UFF/2015) e pesquisa a centralidade das periferias urbanas na era da colonialidade dos dados.

  

Título: A sociedade civil na incidência do direito à cidade

Resumo: A partir da experiência do trabalho do TETO Brasil (@teto.br) com voluntariado traremos reflexões sobre como é possível caminhar em direção a garantia do direito à cidade para todos e todas por meio do trabalho conjunto com diversos setores da sociedade civil. E como as experiências e trocas a partir do trabalho de campo no TETO contribuem para um desenvolvimento de uma sociedade mais justa e integrada.

Painelista:

Ana Bivar: é arquiteta e urbanista graduada pela PUC-Rio e estudante de Jornalismo na PUCPR. Foi voluntária por 5 anos na TETO do Rio de Janeiro e atualmente é gestora da Sede do TETO Brasil no Paraná, gerindo o corpo de voluntariado para execução das ações da organização no Paraná.

 

Título: Laboratório de Cidades

Resumo: Laboratório de Cidades é o espaço de aprendizagem, na Escola de Belas Artes da PUCPR, voltado às atividades de ações comunitárias, ao ensino continuado, ao planejamento e aos projetos urbanos com forte dedicação aos fatores sociais e ambientais. Com respaldo de uma multidisciplinaridade ímpar, seus projetos atendem demandas da cidade e da sociedade, com o objetivo maior de promover cidadania.

Painelista:

Fernanda Paes de Barros Gomide: é engenheira Civil e mestre em Construção Civil e Urbana. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR e colaboradora no Laboratório de Cidades da Escola de Belas Artes, na PUCPR.

 

Data: 21/10, 16h30-18h30 (mesa-redonda)

Mesa-RedondaCidade Digital, Cidade Inteligente e Cidade Digital Estratégica

Resumo: O debate colocará em pauta as aplicações e as diferenças conceituais e históricas de utilização dos termos Cidade Digital, Cidade Digital Estratégica e Cidade Inteligente.  A discussão também abordará a existência dos vieses acadêmico e mercadológico associados aos conceitos.

Participantes

Tatiana Maria Cecy Gadda: Doutora em Ciências Ambientais Humanas e da Terra pela Univ de Chiba – Japão. Pós doutora pelo Instituto de Estudos Avançados na Univ das Nações Unidas. Professora da UTFPR e Coordenadora do Programa Studio Cidades e Biodiversidade da UTFPR. 

Tharsila Maynardes Dallabona Fariniuk: Doutora em Gestão Urbana (PUCPR), Pós-Doutoranda em Gestão Urbana na área de smart cities e civic hacking e Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifacear-PR.  

Janaina Camile Pasqual Lofhagen: Doutora em Gestão Urbana (PUCPR), Pós-Doutora em Gestão Urbana (PUCPR e Univ of Central Florida), coordenadora do curso Smart City Expert do ICities e professora de pós-graduação na PUCPR. 

Denis Alcides Rezende: Pós-Doutor em Cidade Digital Estratégica (Strategic Digital City) pela DePaul University, Chicago. Professor do Doutorado e Mestrado em Gestão Urbana da PUCPR. Pesquisador CNPq. 

 

Data: 22/10  - 08h30 às 12h (palestra)

Título: Veículos Elétricos e os Desafios para a Engenharia

Resumo: Os veículos elétricos já são uma realidade e estão rapidamente sendo adotados em diversos países, seja por requisitos ambientais como redução de CO2 ou por serem dependentes de importação do petróleo. O Brasil passa pelo início da adoção de veículos elétricos, vários modelos estão disponíveis no mercado conquistando clientes atraídos pela alta tecnologia, eficiência e performance superior aos tradicionais carros a combustão. Entretanto, os motoristas e as cidades estão preparados para receber essa tecnologia disruptiva? Qual os impactos no dia a dia na rotina dos motoristas? O que acontecerá com os postos de combustível? Será que a rede elétrica suporta recarregar os veículos da cidade toda? Quais são as possibilidades que os veículos elétricos abrem para a engenharia? As respostas para essas perguntas e os projetos desenvolvidos por alunos da PUCPR para esse mercado serão abordados nessa apresentação.

Palestrante: Janio Denis Gabriel - Mestre e Engenheiro Eletricista com especialidade em Eletrônica de Potência. Professor do curso de Eng. Elétrica da PUCPR e empresário nos setores de energia solar, mobilidade elétrica, supercapacitores e sistemas de armazenamento em baterias de lítio.

 

Data: 22/10/20 - 08h30 às 10h00 (painel)

Título: Inovação, Tecnologia, Inteligência Artificial e Cidades Inteligentes – seus impactos e desafios para a Lei

Resumo: Este painel está focado em e-gov e inteligência artificial na área de cidades e suas múltiplas utilizações: estratégia para aumentar a participação social na gestão pública; como ferramenta de maior responsabilização da gestão municipal; como instrumento de maior inclusão dos habitantes da cidade em instalações públicas. Outro ponto relevante a ser abordado é o limite entre o interesse da comunidade e a proteção da privacidade como delimitadores do que se entende como o e-gov que queremos.

Painelistas:

Juan Gustavo Corvalán: PhD. Expert em Machine Learning (MIT) e em Inteligência Artificial (Univ. de Oxford). Professor visitante em Direito Digital e pós-doutorando na Univ Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Cláudio S. de Lucena Neto: Mestre em Direito Internacional pela Univ Livre de Bruxelas e Bacharel em Ciência da Computação pela Univ Federal de Campina Grande. Professor do Departamento de Direito Privado da UEPB e pesquisador da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal, junto ao Research Center for the Future of Law, Católica Global School of Law, Univ Católica Portuguesa.

Ivar A. Hartmann: Doutor em Direito Público pela UERJ. Mestre em Direito Público pela PUC-RS. LL.M pela Harvard Law School. Professor Adjunto da FGV Direito Rio. Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Regulação (Mestrado e Doutorado). Coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade e do Núcleo de Ciência de Dados Jurídicos.

Vivian Lima Lopez Vale: Doutora e Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Pós-doutoranda pela Universitat Rovira i Virgili na Espanha. Professora de Direito Administrativo e Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da PUCPR e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Licitação em Contratos Administrativos com Tópicos Especiais em Direito das Concessões da PUCPR.

Eduardo Oliveira Agustinho: Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela PUCPR e Mestre em Integração Latino - Americana pela UFSM. Diretor do Instituto iPUCPR - Cidades Inteligentes e Professor de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito Econômico e Socioambiental da PUCPR.

 

Data: 22/10/20 - 08h30 às 10h00 (oficina)

Título: Técnicas de fichamento e sumarização

Resumo:  Esta oficina sobre redação científica apresenta técnicas de fichamento e sumarização que visam ao melhor aproveitamento da leitura científica e, consequentemente, de uma escrita mais profícua.

Ministrante: Fabiana Rodrigues. Mestre e Doutora em Comunicação e Linguagens, atua no curso de Letras, da Escola de Educação e Humanidades e no Programa HNB-Língua Portuguesa da PUCPR.

Número de vagas: 20 – inscrições prévias.

Inscrições: Encerradas!

  

Data: 22/10/20 - 08h30 às 12h00 (mostra)

1ª Mostra dos projetos programa DAI

O Doutorado Empresarial é uma modalidade institucional da PUCPR na qual o projeto de pesquisa do doutorando apresenta um forte teor de Inovação, com impacto direto ao setor produtivo e à sociedade. 

Este projeto é desenvolvido junto a uma empresa/entidade/organização parceira, com apoio de um supervisor externo presente na mesma, além da orientação tradicional do professor orientador na PUCPR. 

Além de produção científica comum aos programas acadêmicos de pós-graduação, o projeto de doutorado empresarial gera um produto, processo ou tecnologia que tem impacto e repercussão direta na sociedade.  

Neste ano de 2020, os dez alunos de Doutorado Empresarial da PUCPR contemplados com bolsas do CNPq em edital de 2019, específico para essa modalidade, terão a oportunidade de apresentar os resultados parciais de suas pesquisas desenvolvidas com as empresas parcerias. 

Moderador: Prof.Rodrigo Nunes Rached, PhD, Professor, Graduate Program in Dentistry (Master and PhD level).

Link de acessoClique aqui.

 

Data: 22/10/20 - 08h30 às 10h00 (palestra)

Título: HIPUC One Challenge 2020

Resumo: Discussão sobre a Interface das ODS e a Inovação dentro do contexto da saúde única, mediada pelos estudantes da Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação em Saúde da PUCPR.

Participantes:

Priscila da Paz Vieira: Mestre,  coordenadora do Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes – CIFAL Curitiba. É uma iniciativa do Programa de Cooperação Descentralizada do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – UNITAR.

Jéssica Kayamori Lopes: Médica Veterinária pela PUCPR; Doutoranda PPGCA PUCPR; FAO Emergency Management Centre for Animal Health (EMC-AH); Membro CESU CRMV-PR.

 

Data: 22/10/20 - 10h30 ás 12h00 (mesa-redonda)

TítuloConversa com o Reitor e seus convidados sobre Pesquisa e Prêmio Nobel 

Resumo: Você sabia que o nosso Reitor, o professor Waldemiro Gremski, tem uma grande trajetória como pesquisador e cientista da área de Ciências Biológicas? Que tal bater um papo com ele sobre pesquisa, a vida de pesquisador e sobre o prêmio Nobel, aproveitando o recente anúncio dos laureados deste ano para enriquecer esse momento? 

Participantes:

Waldemiro Gremski: Reitor da PUCPR, pesquisador na área de Biologia Celular com. Ênfase em biologia molecular e biotecnologia.

Cláudia Nunes Duarte dos Santos: PQ 1C - Pesquisadora Titular Chefe de Laboratório do Instituto Carlos Chagas, Fiocruz. Desenvolve projetos em virologia molecular, coordena projetos de desemnvolvimento de kits diagnóstico utilizando biologia molecular para a produçào de insumos como antígenos recombinantes e anticorpos monoclonais.

Lucia de Noronha: PQ2 – pesquisadora na área de anatomia patológica atuando principalmente nos seguintes temas: patologia básica, neoplasias, malformações, necrópsia e imunohistoquímica. Professora titular na PUCPR.

Marcelo Távora Mira: PQ2 – pesquisador na área de genética, coordena projetos na área de genética humana e microorganismos com ênfase em mapeamento genético de doenças complexas (hanseníase e vitiligo).

Rafael Lúcio da Silva: formado em fisioterapia pela PUCPR em 2020, bolsista dos programas PIBIC e PIBIC Mobilidade Internacional da PUCPR.

Milena Isabelli Portes: estudante do Colégio Sesi Portão, premiada da 4ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR, bolsista do programa PIBIC Jr da PUCPR.

 

Data: 22/10/20 - 15h00 (palestra de encerramento)

Título: COVID 19: o impacto de uma pandemia na vida de cada um e de todos. O que aprendemos nestes 8 meses?

Resumo: “Em uma conversa informal, os Drs. Roberto Pecoits-Filho e José Rocha Faria-Neto, Professores da Escola de Medicina, falarão sobre como vêm o impacto da epidemia nos indivíduos e nas populações, sobre pesquisas desenvolvidas no período e sobre as perspectivas para os próximos meses”

Palestrantes

Dr. Roberto Pecoits-Filho - Nefrologista, Doutor em Nefrologia pela FMUSP e Professor Titular da PUCPR, PQ 1A.

Dr. José Rocha Faria Neto - Cardiologista, Doutor em Cardiologia pela FMUSP e Professor Titular de Cardiologia da PUCPR, PQ2.

 

Premiação

Serão anunciados os trabalhos premiados do XXVIII SEMIC e da 5ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR logo após a palestra de encerramento.